Perfilado de sección

    • moodle

    • Prezados (as), 

      Estamos iniciando o curso Docência na EAD, com o objetivo de 

      Capacitar profissionais para atuarem como docentes na modalidade de educação a distância no sistema UAB/UNIPAMPA, adquirindo fluência na organização e planejamento de componentes curriculares no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle.

      Tendo como objetivos específicos

      • Capacitar docentes para atuarem nos cursos de educação a distância da UNIPAMPA/UAB,  através da discussão de temas relacionados a mediação pedagógica, a relação entre professores, tutores e alunos;

      • Promover a apropriação pedagógica no uso do ambiente Moodle;

      • Organizar o planejamento dos componentes curriculares no MOODLE, utilizando recursos e ferramentas disponível no AVA, incluindo MCONF.

      Seremos três mediadores no curso:

      Profª Drª Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, docente do campus Dom Pedrito e integrante da DEaD.

      Ma Verônica Morales Antunes, pedagoga na DEaD Reitoria Bagé

      Elvis Galarca Menezes Mendes, Técnico em Tecnologia da Informação na DEaD Reitoria Bagé

      A etapa Virtual acontecerá no período de 19 a 21 de fevereiro, e a etapa presencial no dia 22/02/2018 no Campus São Borja.

       

       

    • Aqui é o espaço para você conhecer os participantes do curso. Faça um breve apresentação, contando um pouco sobre você e sobre a atividade que desenvolve. Bem como falando um pouco sobre sua motivação para trabalhar na Educação a distância. Lembre de editar o seu perfil no MOODLE EaD, e colocar uma foto, caso ainda não possua. 

    • Para melhor conhecer a utilização das tecnologias de informação e comunicação, elaboramos este formulário para coleta de algumas informações. Este formulário está no Google Drive e os resultados serão apresentados na etapa presencial.

  • Prezad@s Professor@s,

    Nesse tópico vamos dialogar sobre o pensar a EaD e as relações professor-tutor-estudante. A proposta é que esse espaço seja usado como formação à distância com atividades a serem realizadas entre os dias 19 e 21 de fevereiro.

    Para iniciarmos o diálogo assistam ao vídeo "EaD: relações professor-tutor" no qual apresento os documentos que orientam a EaD no Brasil e converso sobre as possibilidades de integração do professor e tutor presencial e a distância na docência coletiva.

    Após assistir ao vídeo conheça o Decreto 9.057/2017 e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância

    Leia o artigo "Formação Docente para atuar na EaD" a fim de conhecer nossa proposta sobre os quatro aspectos que envolvem o campo epistemológico da EaD: afetivos, da linguagem, tecnológicos e pedagógicos.

    Depois de refletir sobre a docência na EaD vamos começar a conversar sobre nossa relação com os estudantes, para isso assistam ao vídeo: "EaD: relações docentes com os estudantes".

    Para conseguirmos efetivar nosso diálogo, quero conhecer e "ouvir" vocês: suas percepções e dúvidas acerca das abordagens mencionadas nos textos e vídeos, dessa maneira participem do fórum: "Atuação na EaD".

    Abraços

    Profª Drª Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

  • Neste tópico vamos encontrar aquivos com tutoriais, manuais sobre o MOODLE e Mconf; orientações sobre direitos autorais; sobre a etiqueta que se recomenda observar na internet, a netiqueta. Tópicos importantes para orientar nossa prática na Educação a Distância.

    Boa leitura!

     

  • Neste tópico vamos explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, haverá um tutorial, e exemplos de Atividades e Recursos que poderão ser utilizados na organização do componente curricular.

    Atenção: Na etapa presencial iremos editar seu componente curricular, lembre-se de levar alguns dos materiais que serão disponibilizados aos alunos,  previamente organizados, para a orientação técnica de inserção destes no ambiente virtual.

    Tutorial MOODLE – Ambiente Virtual de Aprendizagem 

    • Os Recursos são ferramentas através das quais são disponibilizados objetos de aprendizagem na sala de aula virtual.

      recursos

    • Arquivo

      O módulo de arquivo permite que um professor para fornecer um arquivo como um recurso curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão solicitados a fazer o download.

    • Página

      O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web

    • Pasta

      O módulo pasta permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma pasta única, reduzindo a rolagem na página do curso.

    • Rótulo

      Um rótulo permite que texto e imagens possam ser inserido no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso caso utilizado sabiamente.

    • DEaD

    • URL

      O módulo de URL permite que um professor para fornecer um link de web como um recurso do curso. Qualquer coisa que esteja livremente disponível on-line, como documentos ou imagens, pode ser vinculada; URL não tem que ser a home page de um site.

    • As Atividades são ferramentas que permitem ao professor solicitar tarefas aos alunos, que possibilitam uma interação entre professores, tutores e alunos.

      Avitivadades

    • O módulo de atividade chat permite que os participantes possam conversar em tempo real.

      A conversa pode ser uma atividade de uma só vez ou pode ser repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizadas para que todos possam visualizar ou restritas a usuários com a capacidade de visualizar os logs de sessão do chat.

    • O módulo de atividade fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.

    • Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

    • O módulo de questionário permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback e / ou mostrar as respostas corretas.

    • O módulo de atividade permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.

      Os estudantes podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes.

    • Utilize este Fórum quando tiver alguma dúvida sobre o curso, sobre os materiais da etapa virtual e sugestões.

  • Prezados (as)

    Aqui daremos uma pausa na etapa virtual e voltaremos a nos encontrar na etapa presencial, no campus São Borja, prédio 1 - laboratório de informática, no dia 22 de fevereiro de 2018, às 9 horas, para atividades no turno da manhã e tarde.

    Verônica e Elvis